1945
Brasil, Rio de Janeiro
ProjetoIdiomas disponíveis
Português
Colaborador
Naiara Taiana Conceição Ferreira
Citado por: 1
Idealizado na década de 1940 pelo brigadeiro Guedes Muniz, o projeto de criação da Cidade dos Motores, junto à Fabrica Nacional dos Motores, teve o ideário moderno implementado em sua realização através do parecer técnico do arquiteto Attílio Correa Lima, que associava pensamento moderno ao objetivo progressista da época. Devido à morte prematura de Corrêa Lima, a FNM contratou os arquitetos J. Sert e Paul Wiener para desenvolver o projeto, que teve influencia marcante das ideias de Le Corbusier.
Nabil Georges Bonduki,1998
"Os arquitetos modernos procuraram, com algum êxito, vender suas propostas como aspecto importante da fase de progresso, industrialização e urbanização por que passava o país. Desse modo conseguiram influenciar os encarregados dos projetos estratégicos de desenvolvimento, articulando a noção de uma moradia moderna coma a da modernização e industrialização da sociedade, mesmo que essa visão estivesse presente numa perspectiva politicamente mais conservadora.Exemplo disso é o projeto da cidade dos motores, em Xerém, junto a Fábrica Nacional dos Motores, concebido na primeira metade dos anos 40. Pretendia ser uma autarquia autossuficiente em termos de habitação, educação, lazer e alimentação, seguindo o modelo das cidades industriais norte americanas."
Fonte(s): Bonduki, Nabil. Origens da habitação social no Brasil - Arquitetura Moderna, Lei do inquilinato e Difusão da Casa Própria. 2 ed. p. 140
Luiz Gonzaga Montans Ackel 2007
"Tratava-se do projeto de uma cidade autossuficiente com habitação, comércio, serviços e todos os equipamentos de educação, saúde e lazer, que deveria ficar situada ao lado das instalações industriais da FNM, no distrito de Xerém, nas proximidades da rodovia do Rio- Petrópolis. A cidade deveria ser dimensionada para abrigar 25 mil habitantes e serviria de suporte à implantação da Fabrica Nacional de Motores - FNM que ali estava sendo construída visando a produção de motores de aviação e tratores brasileiros uma vez que as importações haviam sido prejudicadas devido à 2a Guerra Mundial."
Fonte(s): Ackel, Luiz Gonzaga Montans. Tese de Doutoramento Attílio Correâ Lima: Um Urbanista Brasileiro (1930-1943), p.266