Prof. Kenneth Frampton
Kenneth Frampton é um arquitecto britânico, crítico, historiador e professor de Arquitetura na Graduate School of Architecture and Planning, Columbia University, New York.
Ele estudou arquitetura em Guildford School of Art na Architectural Association School of Architecture, em Londres. Posteriormente, ele trabalhou em Israel, com o Middlesex County Council e Stephen Douglas and Partners (1961-1966), período durante o qual ele também era um professor visitante na Royal College of Art (1961-64), professor na Architectural Association (1961 - 63) e editor técnico da revista Architectural Design (AD) (1962-1965).
Frampton também ensinou na Universidade de Princeton (1966-1971) e na Bartlett School of Architecture, Londres (1980). Ele é membro docente da Universidade de Columbia desde 1972, e nesse mesmo ano tornou-se membro do Institute for Architecture and Urban Studies in New York - (cujos membros também incluiu Peter Eisenman, Manfredo Tafuri e Rem Koolhaas) - e um editor de co-fundador da revista “Oppositions.”
Frampton é bem conhecido por seus escritos sobre a arquitetura do século XX. Seus livros incluem “História crítica da arquitetura moderna”(1980, revisado 1985 e 1992) e Studies in Tectonic Culture (1997). Frampton alcançado grande destaque (e influência) no ensino de arquitetura com seu ensaio "Towards a Critical Regionalism" (1983) (1983) - embora o termo já havia sido inventado por Alex Tzonis e Lefaivre Liliane. Além disso, o ensaio de Frampton foi incluída num livro The Anti-Aesthetic. Ensaios sobre Essays on Postmodern Culture, editado por Hal Foster, embora Frampton seja crítico do pós-modernismo. A própria posição de Frampton defende uma versao do modernismo que tanto olha para um regionalismo crítico ou para um entendimento “momentâneo” da autonomia de uma prática arquitetôninca nos termos de seus próprios interesses com forma e tectônica que não podem ser resumidas a uma economia (enquanto reciprocamente retendo um ponto de vista “esquerdista” considerando as responsabilidades sociais da arquitetura).
Em 2002, uma coleção de escritos de Frampton durante um período de 35 anos foi agrupada e publicada sob o título Labour, Work and Architecture.
Fonte(s)Theorie der architektur
link:http://www.tu-cottbus.de/theoriederarchitektur/wolke/eng/People/frampton.htm
acesso em: 11 de maio de 2011
Imagem:The Architect’s Library
http://archpaper.com/news/articles.asp?id=5283
acesso em: 11 de maio de 2011