1967
Estados Unidos
Fato RelevanteIdiomas disponíveis
Português
Colaborador
Leandro Cruz
Colin Rowe
Colin Rowe (1920-1999) nasceu em Rotherham, na Inglaterra, e estudou arquitetura em Liverpool, entre 1938 e 1945, período em que conheceu aqueles que se tornaram amigos de longa data - James Stirling e Robert Maxwell. Àquela época, a University of Liverpool contava com um ensino de tradição liberal, trabalhando com influências que iam da tradição beaux-arts de origem americana às experimentações da Bauhaus.
Entre 1942 e 1944, Rowe se afastou dos estudos para ingressar na Guerra e retoma as atividades em 1945, após ter sofrido uma fratura na espinha dorsal num exercício de treinamento, completando sua graduação em arquitetura naquele mesmo ano. Logo em seguida, sentindo dificuldades em trabalhar na prancheta - uma consequência do acidente -, ingressa como bolsista no Warburg Institute, na University of London. Entre 1945 e 1947, estudou sob a orientação de Rudolf Wittkover, concluindo este período com a apresentação de uma tese intitulada "Os Desenhos Teóricos de Inigo Jones", aprovada no ano seguinte. Vem dessa formação dois aspectos fundamentais em seu pensamento: a primazia das questões formais e a abordagem analítica da história da arquitetura.
Entre 1947 e 1951, de volta a Liverpool, trabalha como instrutor na mesma universidade onde se graduou, num período de redefinições da arquitetura moderna, que vão confirmando sua tendência em se afirmar muito mais como um estilo formal do que como um elemento de transformação da sociedade. Em 1951 recebe uma bolsa da Fulbright para estudar em Yale, nos Estados Unidos, sob a supervisão de Henry-Russel Hitchcock - momento em que entra em contato com os alunos de Josef Albers (ex-professor na Bauhaus) e com as experimentações da Gestalt. Poucos anos depois, em 1953, aceita um convite para ensinar na University of Texas in Austin, à qual se integra no ano seguinte, juntando-se a Bernard Hoesli (arquiteto suíço, antigo colaborador de Le Corbusier e ex-professor da ETH de Zurique). Logo de início, ambos indicam a contratação de outros três professores - John Hejduk, Lee Hirsche e Robert Slutzky - chegando assim à formação inicial do grupo que ficou conhecido como Texas Rangers.
A Universidade logo se destacou no cenário do ensino de arquitetura nos Estados Unidos, desafiando a primazia das escolas de que dominavam o cenário da época. No entanto, entre 1956 e 1958, sob pressão dos professores titulares, o diretor Harwell Hamilton Harris (responsável pela contratação de Hoesli e Rowe) se demitiu, os Rangers ficaram numa situação fragilizada e o grupo - a essa altura já em sua segunda formação - rapidamente se desfez por completo.
Entre 1957 e 1958 Rowe passa curtas temporadas na Cooper Union, na University of Houston e na Cornell University. Em seguida retorna à Inglaterra, passando a ensinar na University of Cambridge até 1962, período em que conhece Peter Eisenman - na época, estudante de pós-graduação -, com quem viria a construir uma relação de trabalho muito próxima ao longo de sua carreira.
Em 1962 retorna à Cornell, quando reencontra John Hejduk e outros membros da segunda geração dos Texas Rangers, numa situação muito mais favorável para o desenvolvimento das experimentações de ensino e projeto que haviam começado anos antes. Em 1963, Rowe cria o Urban Design Studio, que coordenou desde então até 1987, no qual professores e estudantes participaram na elaboração de projetos de desenho urbano e que serviu, em grande parte, como local de elaboração do seu texto-manifesto mais conhecido, escrito em co-autoria com Fred Koetter, "Collage City", publicado em 1978.
Rowe obteve cidadania americana em 1980 e se aposentou das atividades de ensino em 1996, embora não tivesse se afastado por completo por debates. Participou, ainda, da organização da coletânea "As I Was Saying" - uma compilação de seus principais textos e ensaios, coordenada por um de seus ex-alunos, Alexander Caragonne -, foi homenageado pelo conjunto de sua obra e continuou participando de conferências na área de arquitetura até o ano de seu falecimento, em 1999.
Fonte(s) HICKERSON, Casey Ray. Design education for the open society: working methods of the Cornell Urban Design Studio. 2004. Tese (Mestrado em Artes. Histórias e Teorias da Arquitetura) - Architectural Association School of Architecture, 2004. Disponível em http://crhickerson.com/media/crhickerson-theory-ma_thesis.pdf . Acesso em 8 ago. 2011.MONTANER, Josep Maria. A modernidade superada: arquitetura, arte e pensamento do século XX. Barcelona: Gustavo Gili, 2007.
OCKMAN, Joan. Form without utopia: contextualizing Colin Rowe. Journal of the Society of Architectural Historians, Berkeley, v. 57, n. 4, p. 448-456, dez. 1998.
VIDLER, Anthony. Histories of the immediate present: inventing architectural Modernism. Cambridge: MIT Press, 2008.
Fonte da imagem: New Urban Network. Disponível em http://newurbannetwork.com/article/athena-awards-honor-trio-cornell-roots-14059. Acesso em 24 jul. 2011.