Tomás Maldonado
Tomás Maldonado nasceu em Buenos Aires em 1922. Estudou na Academia Nacional de Bellas Artes "Prilidiano Pueyrredón" e desenvolveu desde cedo grande interesse pela arte europeia e pela vanguarda russa, especialmente o Construtivismo. No começo dos anos 1940 ingressa nos debates estéticos em Buenos Aires e, ao final de 1945, fundou o grupo Arte Concreto-Invención, junto a outros jovens artistas que se tornariam expoentes do abstracionismo na Argentina.Fez uma primeira viagem para a Europa em 1948, passando algum tempo na Itália e em seguida na Alemanha, onde conheceu Max Bill, com quem viria a trabalhar posteriormente. Em 1951, já de volta a Argentina, fundou junto com Alfredo Hlito a revista Nueva Visión, onde passou a divulgar o trabalho da vanguarda europeia e apresentar as experimentações abstracionistas de seu grupo, apesar da contrariedade do Partido Comunista argentino ao qual ele era membro - por conta de suas aspirações estéticas, acaba expulso do partido.
Em 1954, a convite de Max Bill, passa a integrar o corpo docente da Hochschule für Gestaltung, em Ulm (Alemanha), considerada uma sucessora da Bauhaus. É também ao longo dos anos 1950 que Maldonado deixa de lado o trabalho com a pintura e inclina-se mais para as atividades de design. Em Ulm, onde trabalhou até 1967, assumiu papel de destaque, chegando a ser reitor entre 1964-1966. Em suas atividades como professor, Maldonado ficou conhecido por conciliar a aplicação das Vorkurs tradicionais, herdadas da Bauhaus, com uma atualização a partir da semiótica aplicada ao design.
Na sequência, mudou-se para a Itália, onde trabalha até hoje. Vem deste período algumas de suas principais publicações, a exemplo de La Speranza Progettuale (Turim: Einaudi, 1970) e Avanguardia e Razionalità (Turim: Einaudi, 1974), e reconhecidas atividades no campo do design, a exemplo da criação da imagem corporativa das lojas de departamento La Rinascente e Upim. Em 1977, assumiu o cargo de editor-chefe da revista Casabella por quatro anos, período em que coordenou uma série de edições especiais, com foco na relação entre o design e as mudanças na sociedade.
Ao longo dos anos 1980-90 continuou com suas atividades de ensino, na Itália, e manteve relações estreitas com outras instituições na América Latina, a exemplo da Escola Superior de Desenho Industrial (Esdi), no Rio de Janeiro. Desde 2000, já aposentado das atividades regulares de ensino, retomou seu trabalho com a pintura, voltando ao tema da abstração com o qual começou sua carreira.
Fonte(s) CENTRO VIRTUAL DE ARTE ARGENTINO. Tomás Maldonado [Biografia]. Disponível em <http://www.buenosaires.gov.ar/areas/cultura/arteargentino/>. Acesso em 26 jun. 2012.ENCICLOPÉDIA ITAÚ CULTURAL. Escola Superior de Desenho Industrial (Esdi) [Verbete]. 2010. Disponível em <http://www.itaucultural.org.br>. Acesso em 26 jun. 2012.
MALDONADO, Tomás; CASCIANI, Stefano. Intervista 1 / Interview 1. Domus, Milão, n. 935, abr. 2010.
VON ARX, Irina. Vita di un utopista / The life of an unpredictable utopist. Domus, Milão, n. 935, abr. 2010.