1989
Estados Unidos
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Amine Portugal
A escultura Tilted Arc em 1981 na Federal Plaza, em Nova York. Fotografia de David Aschkenas © 1985.
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No dia 15 de Março de 1989, após uma batalha judicial que durou 4 anos, a escultura “Tilted Arc” do artista Richard Serra foi removida da Federal Plaza, em Nova York. O orgão responsável pela obra de arte, pela sua remoção e também pelo seu financiamento dez anos antes, a Federal General Services Administration, concluiu que a escultura exercia um papel opressor no espaço. A escultura foi desmontada, armazenada pelo governo e o artista pediu para que seu nome fosse dissociado da obra.
Donald W. Thalacker, 1981:
'Tilted Arc' tem sido saudada como um trabalho ousado e magistral pelos curadores do MoMA, do Museu Gugguenheim, do Whitney Museum of American Art e pelo comissário de assuntos culturais de Nova York.
Essas petições que estão circulando contra o trabalho não são de todo surpreendente; a opinião pública inicial era similarmente contra o trabalho dos impressionistas franceses, Picasso e até Michelangelo. Felizmente, as obras mais controversas, como 'O último julgamento' de Michelangelo, não foram removidas ou destruídas. Vamos torcer para que as obra-primas dos dias de hoje também tenham a oportunidade do teste e da chance do tempo."
Donal. W. Thalacker, diretor do Art-in-Architecture Program [Programa de Arte em Arquitetura], General Services Administration [Administração de Serviços Gerais].
Douglas C. McGILL,1985:
ST. LOUIS ORDENA A REMOÇÃO DA OBRA DE SERRA"O distrito de St Louis está considerando fazer um referendo sobre a remoção da grande escultura do artista Richard Serra na área central da cidade. 'Tilted Arc', no sul de Manhattan, está enfrentando uma possível relocação pela mesma Agência Federal que bancou a obra. Thomas Zych, presidente do Conselho Municipal de St Louis, disse que um documento escrito na sexta por um dos 28 membros do Conselho Municipal propunha que os eleitores de St. Louis decidam no próximo agosto se a escultura deve ser removida ou não. A escultura foi entitulada de 'Twain' (termo arcaico para dois) e cobre quase um bloco inteiro da cidade. 'Isto tem sido um mobiliário urbano controverso desde o dia em que foi instalado', disse Zych. 'Eu acho que muitos membros do conselho disseram silenciosamente: eu não gosto disto, mas quem sou eu para julgar o que é arte? Agora alguns estão dizendo que estes pedaços de ferro não são arte, só estão causando problemas de manutenção e é um valioso pedaço de propriedade que deveria ser desenvolvido."
Robert Worthing, 1985:
O ARCO DO IMPERADOR"Alvin S. Lane, o advogado da arte, propõe que arte e decoração para edifícios do governo sejam escolhidos por pequenos grupos de especialistas, em oposição ao plano da GSA [Administração de Serviços Gerais] de permitir que o contribuinte tenha uma voz (Op-Ed, 13 de Julho). Seu esquema vai nos assegurar que muitas repetições de obras de arte como Tilted Arc de Richard Serra e todas essas outras esculturas que deixam a nós, pessoas comuns, nos perguntando se aquela obra de arte não é na verdade um caminhão de sucata que deixou parte de sua carga para trás.
Fídias, o Grande Ateniense, trabalhou em ouro e marfim; Michelangelo selecionou o melhor mármore de Carrara; Rodin trabalhou em bronze e em fina pedra; o norte-americano Frederic Remington e Charles M. Russell igualmente mostraram o que poderia ser feito com bronze, talento e inspiração.
Grupos seletos de 'especialistas em arte' continuarão nos dando as Roupas do Imperador, que qualquer garoto na rua pode avaliar. Não há nenhuma inspiração ou mensagem ao espectador, muitas vezes pouco talento ou acabamento. A única certeza: como Liberace, o artista irá rir todo o caminho até o banco."
Seção de Arte The New York Times, 1989:
ESPAÇO ABERTO SUBSTITUI ARCO
"Uma 'nova forma de arte-espaço aberto' irá substituir a escultura Tilted Arc de Richard Serra na Federal Plaza, no sul de Manhattan, nas palavras de William J. Diamond, o administrador regional da General Services Administration [Administração de Serviços Gerais].
Richard Serra, 1990:
"Não é tão malEstar puto da vida
Quando existe alguma
Condição imposta, por quem seja, não
Importa quão perto
-Charles Olson, The Maximus Poems
O governo dos Estados Unidos da América destruiu Tilted Arc em 15 de março de 1989. Exercendo os direitos de proprietários, autoridades da Administração de Serviços Gerais (GSA) ordenaram a destruição da escultura pública que a própria agência financiou dez anos antes. A profanação derradeira seguida de cinco anos de más interpretações, falsas promessas, julgamentos abertos à mídia e as decepções dentro dos tribunais que ao final não só permitiram ao governo destruir Tilted Arc como também estabeleceram um precedente para a prioridade do direito à propriedade sobre a liberdade de expressão e os direitos morais dos artistas. Até o último minuto tentativas para testar a aplicabilidade da Berne Convention (que o congresso norte-americano assinou na primavera de 1988 e que entrou em vigor em 1º de Março de 1989) provaram-se fúteis. Depois de uma análise exaustiva sobre o trato, meus advogados concluíram que as leis da Berne Convention como abreviadas pelo congresso dos Estados Unidos eram inadequadas para proteger meu trabalho.
Uma vez que meu próprio depoimento no caso da escultura tinha sido finalmente negado pelos tribunais federais, William Diamond, o administrador regional da GSA (Administração de Serviços Gerais) e o principal responsável pela campanha contra Tilted Arc, agiu imediatamente para obter a remoção da escultura. Numa sinistra sessão que durou toda a noite de 15 de Março, equipes de trabalho especiais se esforçaram para desmontar Tilted Arc, brutalmente serrando e torcendo a peça. Finalmente, por volta de quatro e meia da manhã, Tilted Arc foi reduzida a matéria-prima, para ser transportado e armazenado numa garagem no Brooklyn, repetidamente aguardando relocação. 'Este é um dia de regojizo', disse Diamond, 'porque a praça retorna ao povo por direito'.
Diamond anunciou repetidamente que ele planejou relocar Tilted Arc para um lugar alternativo. No entanto Tilted Arc foi criada para um lugar e um único lugar. Eu deixei isto claro desde o início. Quando eu soube dos esforços para remover Tilted Arc em dezembro de 1984, escrevi a Diamond e a Donald Thalacker, depois ao diretor do Art-in-Architecture Program, que originalmente financiou o trabalho. Naquela época, disse, 'Eu quero deixar perfeitamente claro que Tilted Arc foi financiado e projetado para um lugar particular: a Federal Plaza. É um trabalho para um lugar específico e como tal não deve ser relocado. Remover o trabalho é destruir o trabalho'. Isto foi concluído. Tilted Arc está destruído.
Amei Wallach, 1997:
PARA UM ARTISTA, UMA AFETUOSA IMAGEM; PARA OUTROS, UMA LEMBRANÇA AMARGA
"Para a artista Louise Bourgeois, as esculturas de bronze de mãos entrelaçadas que ela mesma concebeu no ano passado para ficar no Battery Park City, que fica no lado oposto à Estátua da Liberdade, formava uma imagem afetuosa e convidativa. Para alguns funcionários do Battery Park City Authority e do Museum of Jewish Heritage [Museu da Herança Judaica] - um memorial vivo do Holocausto - no entanto, as mãos sugeriam partes mutiladas de corpos dos campos de concentração.
As duas outras esculturas do Battery Park City de Jim Dine e Tony Cragg também foram recentemente reposicionadas, embora por razões que nada tinham a ver com o museu, e pelo menos um dos artistas não foi informado."