1972
Reino Unido
ProjetoIdiomas disponíveis
Português
Colaborador
Leandro Cruz
Madelon Vriesendorp
Madelon Vriesendorp nasceu na Holanda em 1945. Em 1964, estudou na Academia Rietveld, em Amsterdã, depois trabalhou na restauração de afrescos antigos e como designer de figurinos, livros e jóias. Cinco anos mais tarde, matriculou-se na Central St. Martins School of Art em Londres. Nesta época expôs suas obras em galerias como a Workshop e a Serpentine Gallery, entre outras.Em 1972, mudou-se para Ithaca e depois para Nova York com seu marido, Rem Koolhaas. Ainda em Nova York, Vriesendorp co-fundou o Office for Metropolitan Architecture com Koolhaas, Elia e Zoe Zenghelis. Suas pinturas produzidas na época foram usadas em capas de livros e revistas - notadamente na capa do livro de Koolhas, "Delirious New York", em 1978. As obras foram expostas no Guggenheim e na galeria Max Protetch, em Nova Iorque, no Centro Pompidou em Paris, no Stedelijk de Amsterdã, na Aedes Gallery de Berlim, na galeria Ma, em Tóquio, entre outros.
Em 1976, Vriesendorp retornou a Londres para trabalhar em vários concursos junto ao O.M.A. e, com Teri Wehn-Damisch, fez um filme de animação para a televisão francesa. Em 1977 ela e Koolhaas tiveram uma filha e, em 1980, um filho. A partir de meados dos anos 1980, passou a lecionar arte e design em várias escolas, incluindo a Architectural Association e a Edinburgh School of Art. Nos últimos dez anos, tem trabalhado em colaboração com Charles Jencks, produzindo desenhos e maquetes que acompanham muitas das publicações do historiador, e com sua filha, Charlie, em vários livros e projetos de arte.
Fonte(s) Site oficial de Madelon Vriesendorp. Disponível em <http://madelonvriesendorp.com/profile/>. Acesso em 10 ago. 2011.