1959
Holanda
EventoIdiomas disponíveis
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Português
Colaborador
Ana Christina Neves Alves & Igor Queiroz
Citado por: 1
O XI CIAM em Otterlo, Holanda, ocorrido entre setembro de 1959, ficou conhecido pelo o fim do CIAM e ascensão do TEAM 10. As sérias confrontações entre os arquitetos participantes e membros do CIAM (Congrès Internationaux d'Architecture Moderne) evidenciaram a inexistência de um acordo sobre o significado de conceitos básicos defendidos pelo Movimento Moderno. Nesse debate, princípios simplificadores da Carta de Atenas foram contestados pela busca do equilíbrio entre forma física e necessidade psicológica e social das pessoas.
Anne Pedret:
Otterlo (Holanda) 7-15 setembro 1959
CIAM´59: o fim do CIAM
“A reunião realizada no Museu Kröller-Müller de Henry Van de Velde em Otterlo, em setembro de 1959 marcou o anúncio do fim do CIAM e do triunfo do Team 10. E paradoxalmente, essa aparente ruptura do "novo CIAM” do CIAM estabelecido foi caracterizado por uma grande quantidade de continuidade conceitual e processual. Enquanto o Team 10 se comprometeu a distanciar dos métodos e valores do CIAM, eles ainda mantiveram o nome CIAM no título do congresso: "CIAM: Grupo de Pesquisa em Relações Sociais e Visuais”. A hierarquia organizacional do CIAM foi dissolvida e substituída pela representação individual em sessões plenárias, que tinham uma estrutura não muito diferente da estrutura dos congressos CIAM, realizados antes da Segunda Guerra Mundial. No entanto, esta estrutura aparentemente semelhante foi permeada por um espírito mais democrático que havia entrado no CIAM através de sua jovem associação já que não havia mais nenhum Conselho Executivo e os projetos passaram a ser discutidos sem a intervenção de um presidente. Seis dias de congresso foram dedicados à atividade de apresentar projetos construídos e teorias, como tinha sido o padrão do CIAM, e dois dias foram dados a resumir e avaliar o que havia ocorrido durante as reuniões. No entanto, as discussões em Otterlo refletiram novos valores e abordagens para o planejamento urbano moderno, que vinha gradualmente ganhando força entre os mais novos jovens integrantes do CIAM desde o primeiro congresso do pós-guerra em Bridgwater, Inglaterra em 1947, mas que foi posteriormente caracterizados pelos membros e historiadores do Team 10 como uma ruptura radical que ocorreu, dependendo da fonte, seja em Sigtuna, Aix-en-Provence, La Sarraz, ou Otterlo.
Quarenta e três participantes de vinte países foram convidados pela Comissão de Coordenação e consistiu, John Voelcker, André Wogenscky, Alfred Roth, Ernesto Rogers, Blanche Lemco, Sandy van Ginkel e aqueles que Alison Smithson viria a rotular como membros 'core' do Team 10 que incluíam ela mesma e Peter, Jaap Bakema, Aldo van Eyck, Georges Candilis, Sadraque Woods e Giancarlo De Carlo. Alguns membros da meia geração participaram incluindo Ernesto Rogers, Ignazio Gardella e Vico Magistretti da Itália. Os projetos apresentados na reunião previam soluções para os problemas do habitat em contextos extremos que variaram de fotografias do Sahara Argelino pelo arquiteto holandês Herman Haan até a análise e solução teórica para uma cidade no sub-Ártico pelo arquiteto sueco Ralph Erskine. Os projetos também foram apresentados por uma importante e menos conhecida comunidade de arquitetos internacionais, incluindo José Coderch (Espanha), Jerzy Soltan (Polônia), Radovan Niksic (Iugoslávia), Wendell Lovett (EUA), Viana de Lima (Portugal) e Kenzo Tange do Japão.
A publicação resumida dos resultados da reunião, intitulado CIAM ‘59 em Otterlo (1961), compilada por Oscar Newman a mando de Bakema, foi considerado por alguns participantes do evento como uma reflexão imprecisa. No entanto, como um registro de uma ampla gama de abordagens em uma igualmente ampla gama de condições, o livro documenta uma disposição para lidar com a nova consciência do pluralismo da sociedade pós-guerra e documenta seu novo ideal que promoveu o ideal da presença de uma dimensão cultural na 'nova arquitetura'.
Um dos debates teóricos mais tensos ocorreu durante a apresentação de Ernesto Rogers do projeto BBPR para a Torre Velasca em Milão, o que provocou acusações de formalismo e revivalismo histórico por parte de Peter Smithson. Esse debate revelou a divisão cultural entre a natureza dessas duas abordagens e o papel da historia na arquitetura moderna. Esta posição era mais defendida diplomaticamente por Bakema para quem o edifício comunicava eventos passados e “resistências” da vida contemporânea. Rogers não conseguiu convencer seus críticos de que o projeto não era o resultado de requisitos subjetivos, mas era determinado pelo fenômeno social, uma "clareza e sinceridade estrutural” e uma consciência dos muitos fatores que tiveram de ser levados em conta no projeto de um edifício. As propostas de Kenzo Tange para a Tokyo City Hall e para o Escritório da Prefeitura de Kagawa contaram com a censura similar de Peter Smithson, que teve problemas com a implicação dos arquitetos em terem que olhar para trás para o interior de sua própria historia nacional das formas. Smithson similarmente acusou Giancarlo De Carlo de "aceitar as velhas formas", em vez de inventar um vocabulário formal "genuíno" para uma "nova arquitetura" para seu projeto de lojas e apartamentos em Matera, Itália. Van Eyck enfatizou a questão da moralidade em sua palestra: "Arquitetura vai conciliar valores básicos?". Argumentando que tinha chegado o momento "para reunir o antigo com o novo” não ao longo de linhas historicistas, mas apelando para uma redescoberta dos princípios arcaicos da natureza humana”.
Louis Kahn apresentou o endereço chave, juntamente com o seu projeto para o centro de Filadélfia, conseguiu agradar os membros da frente radical. O projeto propôs uma solução viável para o problema de longa data dentro CIAM o que constituiu uma monumentalidade moderna e fez manifestar a aproximação para o planejamento urbano moderno, que vinha se desenvolvendo dentro CIAM ao longo dos últimos 30 anos entre os membros "mais jovens", que tinham encorajado a integração das funções de uma cidade. O projeto recorreu aos Smithsons devido ao interesse de Kahn na questão da "mobilidade" (eles tinham apresentado um estudo para estradas de Londres neste encontro); e para Van Eyck da abordagem filosófica de Kahn que insistia em abordar uma "maior realidade" de um problema antes de abordar particularidades.
A reunião em Otterlo foi importante na historia do CIAM porque a decisão de deixar de usar o nome CIAM foi tomada por um pequeno número de membros, aparentemente sem muita influencia e contra a opinião de alguns que continuaram a acreditar na relevância do evento. Esta dissociação dos herdeiros da instituição de que eles nasceram, marcou o fim simbólico do CIAM. O final desta importante instituição para o debate e promoção da arquitetura moderna foi declarado no congresso, e declarações, que tinham começado a aparecer em revistas de arquitetura em 1956, continuaram inabaláveis até 1961. O fim do CIAM também marcou o fim da fase de formação do Team 10, um período fecundo que resultou na criação de muitos dos fundamentos teóricos para os projetos mais conhecidos de Team 10 em anos posteriores.
Para manter o contato internacional, troca de informações e desenvolver um método de trabalho mais intenso para discutir o assunto do habitat, Bakema criou um boletim informativo, "Boîte Postale pour le Développement de l'Habitat / Caixa Postal para o Desenvolvimento do Habitat '(BPH) . Dezoito questões circularam entre setembro de 1959 e julho 1971.
Membros presentes e projetos apresentados
presentes 43 participantes de 20 países:
Jaap Bakema Kennemerland estudo Regional (com Stokla)
Aldo van Eyck Orphanage Projeto Orphanage, Amsterdam / Congresso Construção de Projeto, Jerusalém
Georges Candilis Habitação Evolutiva / Bagnols-sur-Cèze Extension (com Josic e Woods)
José Antonio Coderch ApartamentosTorre Valentina, perto de Barcelona
Christopher Dean Estúdio London Soho (com Brian Richards)
Giancarlo De Carlo Habitação, Matera
Ralph Erskine O Habitat Subarctico
Ch. Fahrenholtz Planejamento do centro de Hamburgo
Ignazio Gardella Olivetti Canteen, Ivrea
Sandy van Ginkel Projeto Habitacional Bowring Park, Canadá (com Blanche Lemco)
Geir Grung Escola Vettre / Holmenkollen Dwelling
Alexis Josic Habitação Evolutiva / Bagnols-sur-Cèze Extensão (com Candilis e Woods)
Herman Haan Vida no Deserto
Oskar Hansen Forma Aberta / Projeto do Monumento Auschwitz / Extensão Galeria, Varsóvia
Hubert Hoffman A aldeia do amanhã: Graz
Louis Kahn Plano Philadelphia / Medical Research Building, Philadelphia
Arne Korsmo Habitat em uma paisagem Moraine, Trondheim
Blanche Lemco Projeto habitacional Bowring Park, Canadá (com Sandy van Ginkel)
Wendell Lovett Residencia Familiar, Washington Bellevue
Vico Magistretti
McKay Desenvolvimento da Área Rochas, Washington
Luis Miquel projeto habitacional Henri Selliers, Algers
Karoly Polónyi Construções Sanzonais, Lake Balaton
Radovan Nikic Universidade Trabalhadores, Zagreb
Brian Richards Estudio London Soho (com Christopher Dean)
Ernesto Rogers Torre Velasca, Milão
Alfred Roth
Eduard Sekler Projeto habitacional, Viena
Alison Smithson e Peter Smithson Estudos de Estradas para Londres/ competição Hauptstadt Berlin
Jerzy Soltan Centro de Esportes Varsóvia / Pavilion polonês para o Mundial de Bruxelas Fair 1958
Fernando Távora Mercado, Porto
Kenzo Tange Escritorio Tokyo City Hall / Escritorio Prefeitura de Kagawa
Viana de Lima Hospital, Braganca
John Voelcker Villa em Arkley
André Wogenscky Plano Geral de Montreuil
Shadrach Woods Habitação Evolutiva / Bagnols-sur-Cèze Extensão (com Candilis e Josic)
[http://www.team10online.org/team10/meetings/1959-otterlo.htm]. Acesso em 18/08/2014. Tradução da versão em inglês por Ana Christina Neves Alves