1959
Holanda
EventoIdiomas disponíveis
Português
Colaborador
Ana Christina Neves Alves
Foto do arquiteto italiano e escritor Ernesto ROGERS
Fonte: http://www.magnumphotos.com. Acesso em 25/08/2014
Ernesto Nathan Rogers
Ernesto Nathan Rogers (16 de março de 1909 - 7 de novembro de 1969) foi um italiano arquiteto, escritor e educador.
Rogers, juntamente com Gian Luigi Banfi, Ludovico Belgiojoso e Enrico E. Peressutti, em 1932 formou uma parceria de arquitetura em Milão, Itália nomeada BBPR (a partir dos nomes dos arquitetos). Como parceiro do escritório BBPR , Rogers completou vários projetos. Talvez seu trabalho mais conhecido é a Torre Velasca (Velasca Tower), localizado no centro histórico da cidade de Milão .
No período entre as duas guerras mundiais um relato de suas atividades coincide praticamente com os compromissos do BBPR como um todo.
No período pós-guerra Rogers distinguiu-se de seus parceiros através de seu trabalho como jornalista, crítico e jornalista arquitetônico.
Associado a periódicos de arte e arquitetura desde a época de estudante, de fato, ele coeditou »Quadrante« 1933-1936, e como um escritor prolífico, bem como arquiteto, ele foi fundamental no estabelecimento do Racionalismo Italiano (it: razionalismo ).
De 1953 até 1965 ele esteve na direção da revista Casabella.
Durante o seu refúgio na Suíça (1943-1945), ele manteve seu interesse pelo jornalismo, bem como continuou ativo no Partido antifascista d'Azione.
Em seu retorno a Milão, ele assumiu Domus como editor chefe (1946-1947), desenvolvendo a sua reputação internacional como um arquiteto jornalista. A principal contribuição de Rogers a polêmica arquitetura Europeia, e o debate italiano neoliberal, em particular, foi através de seus editoriais para a revista Casabella no período-chave 1953-1964.
Dal cucchiaio alla città (“da colher para a cidade") é o slogan criado por Ernesto Rogers, em 1952, na Carta de Atenas. Ele explicou a abordagem típica de um arquiteto Milanês, projetando uma colher, uma cadeira e uma lâmpada e no mesmo dia de trabalho um arranha-céu.
O grupo de arquitetos, incluindo Aldo Rossi, Vittorio Gregotti e Giancarlo de Carlo , com quem realizou debates através das colunas na Casabella, e através de artefatos e escritos, continuou a influenciar a arquitetura ocidental.
Rogers desempenhou um papel vital na transição do Racionalismo pós-guerra à aceitação do contexto histórico como um dos principais determinantes do estilo.
O ensino e a formação do arquiteto são temas de especial importância na personalidade de Rogers, em especial o compromisso como professor na Politécnica de Milão, na qual se tornou professor titular somente em 1964, poucos anos antes de sua morte prematura por causa do ostracismo da parte mais tradicional do claustro.
Fonte(s)http://eng.archinform.net/arch/43.htm. Tradução da versão em inglês por Ana Christina Neves Alves