Alison e Peter Smithson
Alison Margaret Gill nasceu na cidade de Sheffield em 22 Junho de 1928 e Peter Denham Smithson em Stockton-on-Tees em 18 Setembro de 1923. Eles se conheceram na escola de arquitetura da Universidade de Durham em Newcastle-upon-Tyne. Casaram-se em 1949. Depois de trabalharem por um curto período no London County Council começaram a trabalhar por conta própria após terem ganhado a competição para o projeto da Hunstanton Secondary Modern School (1949-54). A Participação dos Smithsons nesta competição bem como para Coventry Catedral (1951), Golden Lane (1952) e Sheffield Universidade (1953) não resultaram em projetos reais, mas estabeleceram sua fama como os mais radicais arquitetos britânicos.
Em 1953 tornaram-se os membros mais jovens do grupo britânico do CIAM (MARS) e participaram do IX CIAM em Aix-en-Provence. Desde então eles seriam parte do núcleo que mais tarde formaria o TEAM 10. Os Smithson reivindicavam que o TEAM 10 era mais importante para eles do que para qualquer um. Eles definiriam os temas para as reuniões, e Alison Smithson tornou-se cronista extra-oficial do grupo através de suas publicações sobre o TEAM 10, incluindo Manual TEAM 10 (1962, reedição 1968).
As edições dirigidas pelo Smithsons variaram da mobilidade, do indivíduo e da identidade do grupo às estratégias para o crescimento e a mudança. Especialmente nos primeiros anos sua contribuição evoluiu em torno dos conceitos de "cluster" e de associação humana - pela qual apontavam para uma redefinição mais adequada da dimensão coletiva da arquitetura e do planejamento urbano. Os diagramas usados para visualizar este argumento são a "Escala da associação" - uma versão adaptada da seção do vale de Patrick Geddes - e a "Hierarquia da associação" (casa - rua - bairro - cidade) - que foram desenvolvidas com Will e Gill Howell e que pretendiam substituir as quatro funções da Carta de Atenas (moradia, trabalho, recreação e transporte).
Outros conceitos inventados pelo Smithsons são o "Novo Brutalismo" e "As Found"; estes conceitos, dentre outros, vieram de sua participação no Independent Group, ligado ao Instituto de Arte Contemporânea de Londres. Eram também membros do Independent Group o fotógrafo Nigel Henderson, o escultor Eduardo Paolozzi e o crítico Reyner Banham. Com Henderson e Paolozzi o Smithsons produziram duas exibições famosas: "Parallel of Life and Art" (1953) e "Patio & Pavilion" (1956). Embora o Smithsons não concordassem com Banham na definição exata do "Novo Brutalismo", Banham tornou-se seu principal defensor.
A produção dos Smithson permaneceu um pouco limitada. A escola de Hunstanton foi seguida entre outros pelo, Economist Building (1959-64), o Garden Building da St. Hilda's College em Oxford (1967-70), e o Robin Hood Gardens (1966-72). Os projetos para casas particulares lhes deram a oportunidade de elaborar suas teorias sobre a moradia e o consumismo, tais como a The House of the Future (1956), the Sugden House (1956) e sua própria casa de veraneio em Fonthill (1959-82). Anos depois seus dois principais clientes eram a Universidade de Bath, para quem o Smithons projetaram vários edifícios, incluindo a escola da arquitetura (1982-88), e Axel Bruchhäuser, diretor da loja de móveis alemães Tecta, para quem projetaram uma série de acréssimos e renovações á sua casa particular e ao edifício da fábrica de Tecta (1986-2003).
Alison e de Peter Smithson publicaram inúmeros artigos, revisões, comentários e livros. Tiveram um relacionamento especial com Monica Pidgeon, editora da "Architectural Design", que publicou as edições especiais editadas pelo Smithsons nos CIAM e no TEAM 10. Seus livros eram na maior parte compilações dos artigos, regrouped thematically, também reescritos às vezes; estes incluem Urban Structuring (1967), Ordinariness and Light (1970) and Without Rhetoric (1973). Na primeira metade da década de 1970 os Smithsons reconsideraram a noção de coletividade por meio do "Collective Design" serie de artigos; um outro ensaio seminal desse período é de Alison Smithson "How to Recognize and Read Mat-Building" (1974), investigando o legado do TEAM 10 após os encontros de Berlim e Roterdam.
Outras atividades que levaram às publicações foram conferências e professorados. Peter Smithson ensinou na AA-School e na Escola de arquitetura de Bartlett. Ele foi da Universidade de Bath de 1978 até 1990. Nos anos 80 os Smithsons também ensinaramem Delft, Barcelona e Monique. Uma serie especial de publicações vieram das visitas de Peter Smithson a De Carlo's ILAUD. Estas publicações (ItalianThoughts 1993, Italienische Gedanken 1996, Italienische Gedanken, weitergedacht 2001) evoluíram em torno da idéia de "Conglomerate Ordening", uma reformulação de muitos dos conceitos anteriores dos Smithsons tais como o "Novo Brutalismo" e "Without Rhetoric". Além disso, Alison Smithson escreveu alguns romances dos quais somente "A Portrait of the Female Mind as a Young Girl (1966)" foi publicado. Outras publicações ligeiramente fora das edições arquitetônicas foram AS in DS (1983) e Imprint of India (1994); Os smithsons chamaram seu manual de sensibilidade. Sua publicação final "The Charged Void" é uma série de três publicações de seu trabalho completo, dos quais dois são publicados. Alison Smithon morre em Londres em 14 de agosto de 1993. Peter Smithson morre também em Londres em 3 de Março de 2003. Fonte(s) http://www.team10online.org (Tradução equipe Cronologia do Pensamento Urbanístico)