1959
Holanda
EventoIdiomas disponíveis
Português
Colaborador
Élio Santana Fontes
Aldo van Eyck
(1918-1999)
Aldo Ernest van Eyck nasceu em 16 de Março de 1918 em Driebergen, Holanda. Entre 1919 e 1935, viveu em Londres, onde seu pai foi um correspondente do jornal NRC de Rotterdam. Depois de estudar na Academia Real de Artes Visuais, em Haia, Van Eyck no período de 1938 a 1942 estudou arquitetura no Instituto Federal de Tecnologia da Suíça em Zurique, onde se familiarizou com a vanguarda internacional. Ele permaneceu em Zurique até o final da guerra e casou-se com a estudante Hannie van Roojen.
Em 1946, Van Eyck mudou-se para Amstterdam, e trabalhou lá de 1946 até 1951 na divisão de desenvolvimento urbano da cidade, no âmbito do Departamento de Obras Públicas junto com Cor van Eesteren e Jacoba Bridgwater. Ele projetou mais de 700 parques infantis, onde continuou a projetar por muito tempo depois da instalação de seu próprio escritório em 1951.
Van Eyck ganhou reconhecimento internacional com o seu projeto do Orfanato Municipal de Amstterdam (1955-60). Seus trabalhos mais conhecidos incluem a Igreja Pastoor Van Ars em Loosduinen (1963-69), o pavilhão provisório de escultura em Sonsbeek (1965-66) e PREVI housing, em Lima, Peru (1969-72). Ele construiu a Hubertus House - uma só casa para pais e filhos - durante sua parceria com a Bosch Theo (1971-82) quando eles também foram responsáveis pela renovação urbana e por alguns dos novos edifícios no distrito de Nieuwmarkt em Amstterdam . Trabalhando com sua esposa Hannie a partir de 1983, construíram o edifício ESTEC para a Agência Espacial Europeia, em Noordwijk (1984-89), a Igreja Protestante para a Comunidade Molucana, em Deventer (1991-92), e o Edifício Escritório do Auditor em Haia (1992-97).
Van Eyck foi o mentor da palavra do Team 10, do qual foi membro fundador desde o início na década de 1950 até o fim. No último congresso do CIAM (1959) ele apresentou seu 'Otterlo Circles', um diagrama que visualiza sua abordagem sincrética de design, reunindo as tradições clássica, moderna e vernácula da arquitetura. Outros termos-chave e motes evocativos incluem a troca de "espaço e tempo" para "local e ocasião", "para um casbah organizado", a maior realidade do domicílio, entre os no - mundo, fenômenos gêmeos, reciprocidade e relatividade. A maior parte de suas idéias e conceitos são explicados nos seus manuscritos não publicados "A Criança, a Cidade e o Artista" (1962); os seus principais artigos são "A medicina da reciprocidade timidamente ilustrada 'e' passos configurativos na direção de uma disciplina", ambos publicados na Revista Fórum, quando ele fazia parte do conselho editorial, que também incluía Bakema e Hertzberger, entre outros (1959-63).
Van Eyck encontrou grande parte da sua inspiração no mundo das artes, notadamente dos seus contemporâneos do Cobra, e do movimento poético "de Vijftigers", bem como nas culturas não-ocidentais, como o povo africano Dogon que ele visitou várias vezes.
As conseqüências da influência de Van Eyck no cenário da arquitetura holandesa podem dificilmente ser superestimadas; duas delas são o desenvolvimento do chamado estruturalismo holandês com Piet Blom e Hertzberger, que são seus representantes mais conhecidos, e as realizações da renovação urbana, especialmente em Amstterdam e no seu distrito de Nieuwmarkt. Van Eyck lecionou na Academia de Arquitetura de Amstterdam de 1954 a 1959, e foi professor na Universidade de Delft de Tecnologia entre 1966 e 1984. Recebeu inúmeros prêmios e distinções entre os quais o RIBA Royal Gold Medal, em 1990. Em 1994 ele e sua esposa foram homenageados com o BNA-kubus da Holanda.
Aldo van Eyck morreu em 14 de Janeiro de 1999 em Loenen, Holanda.