1961
Estados Unidos
PublicaçãoIdiomas disponíveis
Português
Colaborador
Eduardo Rocha
Jane Jacobs
Durante a Segunda Guerra Mundial, trabalhou no Office of War Information de Nova York, onde conheceu o arquiteto Robert Jacobs. Em 1944, casou-se com ele e foram morar no Greenwich Village. Poucos anos depois, Jane Jacobs entra para o staff da Revista Architectural Fórum e passa a escrever sobre cidades.
A convivência cotidiana com os arquitetos e a sua vivência no bairro Greenwich Village - que vinha sendo ocupado por artistas e intelectuais que transformavam a ambiência industrial decadente do bairro - foram fundamentais no processo de elaboração de sua primeira e célebre obra: The Death and Life of Great American Cities, que logo alcançou grande repercussão entre os teóricos da arquitetura e do urbanismo, por apresentar uma critica seminal ao planejamento urbano ora vigente.
Em 1968, mudou-se para Toronto, no Canadá, onde continuou escrevendo livros que abordam a temática urbana, são eles: The Economy of Cities(1969), A Question of Separatism: Quebec and the Struggle over Sovereignty(1980), Cities and the Wealth of Nations(1984), Systems of Survival(1992), The Nature of Economics(2000), e Dark Age Ahead(2004).
No dia 26 de abril de 2006, Jane Jacobs faleceu em Toronto, aos 89 anos.
Fonte(s) JACOBS, Jane. Morte e vida de grandes cidades, São Paulo: Martins Fontes, 2000